Pular para o conteúdo

ATF Minas

Início » O jeitinho das mulheres

O jeitinho das mulheres

A maioria das pessoas diz que o sexto dia foi Sábado, porque não foi no sétimo dia que o Senhor descansou e admirou sua criação? Bem que pode ser Sábado , o dia em que ele terminou seu trabalho de fazer o primeiro homem e a mulher mas, pelo que se vê por aí, ele deve Ter planejado o primeiro homem e a primeira mulher numa Sexta feira treze .

Sábado ou Sexta, o Senhor os fez. Depois, ele fez um belo jardim e uma boa casa com uma varanda fresca, onde pudessem se assentar quando o sol estivesse quente.

Adão e Eva ,ele disse ,juntem seus badulaques e mudem-se para cá.

Muito obrigada pela gentileza, Senhor, disse Eva.

Espere um minuto Senhor, disse Adão. Como é que nós vamos pagar o aluguel? Você nem criou o dinheiro !

O Senhor disse :- Não precisa fundir a cuca com isso, Adão. É um presente para você e sua mulherzinha.

Então o homem e a mulher se mudaram e começaram a aprontar a casa para torná-la um lugar confortável de se viver. E aí começou o bafafá.

Adão, disse a mulher, vá carregar o fogão enquanto eu penduro as cortinas.

Porque você não carrega o fogão, disse Adão, e eu penduro as cortinas? Você é tão forte quanto eu, o Senhor não fez nenhum de nós mais forte do que o outro. Porque você fica sempre empurrando serviço para mim?

Porque existe trabalho de homem e trabalho de mlher , Adão, disse Eva.Não parece certo que eu faça o trabalho pesado.

Não parece certo para quem ?,Disse Adão.

Quem está aí para nos ver? Você sabe que ainda não existem vizinhos.

Eva bateu o pé no chão. Ela disse : – Só porque ainda não existem vizinhos, não é razão pra gente bancar os sem classe enquanto eles não podem nos ver, não é mesmo?

Isso é papo de mulher, disse Adão.

E aí ele se sentou e cruzou os braços.

Eu não vou carregar nenhum fogão!, ele disse . E fim de papo, mulher !

No momento seguinte ele sentiu que a velha Eva o golpeava na boca com seu punho e ele caiu de costas como um bezerro atingido por um raio.

Aí ele se virou até ficar de pé e pulou pra cima dela como um gato selvagem. Eles se atracaram e lutaram loucamente até que ficou parecendo que um ciclone havia estado brincando na casa.

Nenhum deles venceu a briga porque o Senhor tinha dado a mesma força para os dois.

Depois de algum tempo, os dois estavam cansados demais para continuar lutando.

Eva se jogou na cama e começou a chutar e chorar alto : Porque você me trata tão mal, Adão ? Ela gritou : – Eu não trataria um velho cão imprestável como você me trata !

Adão cuspiu um dente e tentou abrir o olho roxo que ela tinha lhe dado . Ele disse : – Se eu tivesse um cão que me batesse como você me bateu, eu o mataria !

Mas Eva começou a berrar tão alto, ensopando com suas lágrimas as roupas de cama, que Adão se esgueirou para fora de casa.

Sentindo-se muito malvado e inferior, ele se sentou por um tempo atrás da cabana de defumar pensando no que fazer. Então, ele resolveu procurar o Senhor.

O Senhor disse : – E aí , Adão? Alguma coisa não está funcionando ? É a primeira vez que eu faço uma casa e pode ser que ela tenha alguns defeitos.

Adão sacudiu a cabeça! – A casa é ótima, Senhor. Não poderia ser melhor.

O que está acontecendo então,disse o Senhor.

Para dizer a verdade, disse Adão, é aquela mulher, aquela tal de Eva, Senhor, você nos deu uma força igual e esse é o problema. Eu não consigo fazer com que ela se comporte!

O Senhor franziu as sobrancelhas. Voc6e está tentando criticar o Senhor? É claro que vocês tem força igual. Esta é a maneira justa de fazer o homem e a mulher, de forma que eles possam fazer o mesmo trabalho.

Adão tremeu nas bases, mas estava se sentindo tão infeliz e chateado, que tinha que continuar falando. E ele disse :- Mas Senhor, na verdade não está tudo igual entre nós!

O Senhor disse:- Cuidado Adão! Você está contradizendo o Senhor na sua cara!

Senhor, disse Adão, – Como você diz, nós fomos feitos com força igual. Mas aquela mulher arranjou um outro jeito de brigar. Ela começa a chorar e berrar até que eu fique me sentindo como um malfeitor. Não posso suportar esse berreiro, Senhor. Se as coisas continuarem como estão, tenho certeza de que a velha Eva sempre vai arranjar as coisas do seu jeito e me obrigar a fazer todo o trabalho ruim.

Como foi que ela aprendeu esse truque ? , disse o Senhor, com o ar desconfiado. – Será que você tem visto um homenzinho vermelho com chifres e um tridente andando por aí ?

Não, Senhor, até pensei que tinha ouvido Eva falar com alguém no pomar das macieiras hoje de manhã, mas ela disse que foi o barulho do vento. Não vi homem vermelho com chifres. Quem é ele, Senhor?

Não se preocupe, Adão, disse o Senhor, – Huummmmmmm !

Bem, disse Adão, – esta mulher está me puxando para baixo. Eu ficaria muito feliz se você me fizesse mais forte que ela. Aí eu vou poder dizer a ela pra fazer o que eu quero e bater nela até que ela faça. Ela vai me obedecer se souber que vai apanhar.

Que seja assim, disse o Senhor, – olhe prá você, Adão !

Bem, Adão olhou para seus braços, onde antes eram macios e arredondados, agora os músculos saltavam como belas batatas doces. Parecia haver duas espigas de milho sob a pele de seu peito e esse peito mais parecia um barril. Sua barriga era dura como tábua de lavar roupas e suas pernas tão incrivelmente grandes e musculosas que Adão ficou assustado.

Obrigado, bom Senhor, por sua gentileza!, disse Adão, – espere só a reação da mulher!

Então Adão correu para casa e entrou ventando pela porta dos fundos.

Eva estava sentada balançando na cadeira de balanço. Seu rosto tinha uma expressão severa. Ela não disse uma só palavra quando Adão entrou todo impertigado. Ela só olhou para ele e abaixou-se para pegar, junto à lareira um grande pedaço de lenha.

Solte essa lenha mulher, disse Adão.

Quem é você?, disse a mulher. Quem é que está gritando por aqui?

E com isso , ela pulou pra cima dele e tentou achatar sua cabeça com a tora de madeira.

Adão apenas riu, agarrou a tora e atirou-a pela janela. Então ele lhe deu um pequeno tapa preguiçoso que fez com que ela voasse para o outro lado da sala.

Este é quem está gritando, benzinho!, ele disse.

Meus pés devem Ter escorregado ou algo assim, disse Eva. – E você é quem vai pagar por isso, com sua pele Adão!

E a mulher veio esmurrando e chutando e Adão levantou-a e jogou-a com força no chão.

Seus pés escorregaram de novo, não é? , disse Adão.

Deve ser que eu não pude enxergar bem neste quarto escuro, disse Eva. Ela se levantou de novo e atacou-o outra vez.

Então Adão levantou-a e atirou-a na cama. E antes que ela se recuperasse ele começou a espancar, com a palma de sua grande mão, o grande traseiro de Eva. Dava palmadas com uma das mãos e a segurava com a outra.

Eva começou logo a chorar , e disse : – Por favor, pare de me bater, Adãozinho querido. Por favor Querido !

Sou eu o chefe dessa Casa?, disse Adão.

Sim querido, ela disse . – Você é o cabeça e o patrão.

Isso mesmo, ele disse a ela. – Sou eu o patrão. O Senhor me deu mais poder do que a você. De agora em diante e ainda um pouco pra frente, você trate de me obedecer, Mulher ! Isso que eu lhe dei agora foi apenas um assobio. Da próxima vez eu solto a música toda por cima de você.

Ele lhe deu um empurrão e disse : – Frite uns peixes pra mim, mulher !

Sim, Adão querido, ela disse.

Mas a velha Eva estava furiosa a ponto de arrebentar. Ela esperou até que Adão tirasse uma soneca. Então correu para o pomar onde existia uma grande e velha macieira com um buraco entre suas raízes.

Ela olhou em volta para ver se não havia ninguém olhando-a e aí enfiou a cabeça no buraco e começou a gritar.

Bem pode ser que seja o barulho do vento ou então de um pássaro, mas parece que havia alguém naquele buraco falando com Eva. Parece que Eva estava dizendo:

Sim, sim, sim. Em qual parede? A parede leste ? Oh, está bem.

De qualquer forma, Eva voltou para casa sorrindo para si mesma como se soubesse de alguma coisa. E foi muito doce com Adão o resto do dia.

Então, na manhã seguinte, Eva foi procurar o Senhor.

O Senhor disse : – Você aqui Eva ? O que posso fazer por você?

Eva sorriu e fez uma graciosa reverência.- Será que você podia me fazer um pequeno favor, Senhor? Disse ela.

Diga o que quer, disse o Senhor.

Sabe aquelas duas pequenas chaves velhas e enferrujadas que estão penduradas num prego na parede leste ? Eva disse . – Se vocêe não as está usando, gostaria muito de ficar com aquelas velhas chavinhas.

Incrível, disse o Senhor. – Eu tinha me esquecido daquelas chaves penduradas lá. Mas Eva, elas não servem em lugar nenhum. Eu as encontrei no meio do lixo e pensei que algum dia iria encontrar as fechaduras onde elas se encaixavam. Elas estão penduradas naquele prego há dez milhões de anos e ainda não achei as fechaduras. Se você as quer, pode ficar com elas. Elas não me servem pra nada.

Então Eva pegou as chaves, agradeceu ao Senhor e marchou para casa. Havia lá duas portas sem chaves e Eva descobriu que as duas chaves serviam em suas fechaduras.

Aaahá, ela disse. – Aqui estão as fechaduras que o senhor não conseguiu encontrar. Agora, caro Adão, nós vamos ver quem é o patrão ! Então ela trancou as duas portas e escondeu as chaves.

Logo, logo, Adão voltou do jardim. Me dê comida, mulher, ele disse.

Não posso Adão, disse Eva. A porta da cozinha esta trancada.

Eu conserto isso ! Disse Adão . e tentou arrombar a porta. Mas a porta havia sido feita pelo Senhor e Adão não conseguiu nem arranhá-la.

Eva disse : – Bem, Adão querido, se você for para o mato cortar um pouco de lenha para o fogo, talvez eu consiga abrir essa porta. Talvez eu possa fazer um truque de mágica com ela. Agora vá depressa, querido, pegue a lenha.

Cortar lenha é trabalho seu, disse Adão. : Uma vez que sou o mais forte. Mas vou fazê-lo só dessa vez pra ver se consegue abrir a porta.

Então ele foi buscar a lenha e, quando voltou, Eva tinha aberto a porta. E, aí, a partir daí, Eva guardou a chave da cozinha e obrigou Adão a trazer a lenha.

Bem, depois da ceia, Adão disse: Venha, benzinho, vamos para noss caminha.

Não posso, disse Eva. – A porta do quarto está trancada.

Que que é isso ? . disse Adão . – Será que você sabe fazer outro truque de mágica com essa porta também ?

Pode ser que sim, disse Eva. – Querido, pegue um pedaço de lata e tampe a goteira do telhado e enquanto você faz isso, talvez eu consiga abrir a porta do quarto.

Então Adão consertou o telhado e Eva abriu a porta do quarto.

A partir daí, ela guardou a chave do quarto e passou a usá-la de acordo com sua vontade.

Portanto essa é a razão, a verdadeira razão, pela qual os homens pensam que são os patrões e as mulheres sabem que elas é que são as patroas porque elas tem aquelas duas chaves que usam com esse jeito sinuoso e matreiro das mulheres. Sim, e isso é para sempre e um pouco além.

E se você ainda não sabe disso, você não é um homem casado.

×