Pular para o conteúdo

ATF Minas

Início » O fruto da solidão

O fruto da solidão

O fruto da solidão é você sentir-se bem quando está sozinho. Isso inclui também o fruto da introspecção, que é a capacidade de olhar para dentro de si mesmo. O silêncio é outro beneficio silencioso. A vida que levamos permite muito pouca solidão e, apesar disso, períodos de tempo a sós são essenciais para uma vida equilibrada.

“ A solidão é uma necessidade humana básica. Precisamos nos afastar do barulho e da companhia de outras pessoas” , diz Anthony Storr, um psicólogo inglês que já escreveu extensamente sobre a solidão.

Muita coisa acontece quando você está sozinho. Lembre-se das palavras do poeta Rilke: “Eu sou a pausa entre duas notas”, que se “reconciliam” naquele “intervalo escuro”. O que acontece num intervalo escuro é algo sutil e lento , com nuanças suaves. Você precisa confiar no intervalo escuro entre duas notas numa peça musical , porque você tem que largar a nota que já terminou e que não é mais necessária , quando a nota nova ainda não surgiu . É também um lugar de solidão no qual você fica imaginando : será que a nota nova virá mesmo ? Será que é o que eu espero e preciso neste momento ?

O intervalo escuro é um lugar de transformação. No momento de pausa , sua canção chegou até determinado ponto. Quando essa pausa momentânea terminar , a canção estará renovada , transformada , e não será mais a mesma. Depois dessa pausa , será uma canção nova e diferente .

A verdade é que a solidão transforma. Quando você sai de um período passado sozinho , você já é um ser diferente. O sucesso da sua vida depende em grande parte da qualidade das pausas entre os acontecimentos da sua vida. O efeito cumulativo das pausas determina não apenas a grandeza da música , mas também , o que é mais importante , se é essa a canção que você quer cantar .

Não é por acaso que os grandes líderes espirituais da historia passaram muito tempo recolhidos , afastados ou sozinhos , isto é , parados .

Um dos objetivos da solidão é ficar à vontade em sua própria companhia , conhecer-se e gostar mais de si mesmo , e apreciar a maravilhosa obra de arte que você é . Você já pensou em si mesmo desta forma ? Se não , por favor tente . A solidão vai ajudar . Muitas vezes a diferença entre a solidão e o isolamento é a estima que você tem por si mesmo .

Não quero em absoluto dar a entender que aqueles que não gostam de solidão têm baixa auto estima . O temperamento das pessoas também influencia : as introvertidas são por natureza mais interessadas na atividade interna da alma , enquanto as extrovertidas são mais atraídas pelas expressões da alma ligadas ao mundo exterior . Uma coisa não é melhor que a outro , são simplesmente diferentes . Os introvertidos talvez procurem a solidão mais facilmente e com maior freqüência , mas todos nós necessitamos dela em certa medida .

Anthony Storr também diz que “A capacidade de estar sozinho … relaciona-se com a autodescoberta , a auto percepção e a tomada de consciência de nossas necessidades , sentimentos e impulsos mais profundos”. A agitação , o barulho e a presença de outros dificultam esse processo .

A solidão é o lugar indicado para a introspecção : olhar para dentro da sua própria alma e descobrir quem você é , examinar a sua vida e fazer um inventário . É o lugar que permite que a investigação minuciosa do ato de para aconteça , e nesse sentido talvez por isso a solidão seja o mais amedrontador dos sete frutos : porque permite que as coisas venham à tona . Mas é também o fruto que pode lhe trazer uma paz e uma calma antes desconhecidas , por revelar aspectos seus muito melhores do que você imaginava .

Se ficar sozinho o assusta , tente fazê-lo aos poucos . Comece com uma pausa breve de apenas alguns instantes sozinho e vá aumentando até uma escala de viagem de algumas horas numa praia ou parque isolado . Cada progresso aumentará o seu conforto , paz e calma .

Alguns confundem solidão com isolamento dos outros , em vez de vê-la como solidão consigo mesmo . O que pode ser considerado com um afastamento ou rejeição em relação aos outros é um terreno fértil para gerar uma amizade maior , um envolvimento mais profundo . O propósito da solidão é melhorar os momentos de companheirismo . Assim como o objetivo de para é ir em frente , o propósito da solidão é deixa-lo mais presente e receptivo quando você estiver com alguém .

Muitas vezes me perguntam : “ – É possível parar junto com alguém ? – Prefiro dizer que você pode parar ao mesmo tempo que outra pessoa , mas a natureza do ato de parar é solitária em todas as suas três formas . Seja por um minuto ou um mês , trata-se de uma volta para si mesmo , o que por natureza é um ato individual .

Outra pergunta sobre o ato de parar é : – Assistir televisão pode ser chamado de para ? – Para crianças e jovens , decididamente não . Para adultos ? Minha primeira resposta é : provavelmente não . Certamente não é para mim , pois quando a TV está ligada não consigo deixar de assisti-la . Mas tenho um amigo que consegue se abstrair totalmente da televisão . A coisa pode estar berrando lá agressivamente e ele realmente é capaz de não vê-la e nem ouvi-la . Para pessoas como ele talvez assistir televisão seja uma maneira inferior , “melhor do que nada” , de parar .

Detesto barulho . Ele nos rouba a atenção , o relaxamento e a solidão . Infelizmente , é algo que está à nossa volta por toda parte , tanto no campo quanto na cidade . De modo que um dos mais valiosos resultados da solidão é o silêncio . “O silêncio é um instrumento mais simples e mais valiosos para relaxar” , diz Edwin Kelley , diretor da sociedade de medicação introspectiva . Por sua própria natureza , o silencio nos leva para baixo da linha do estresse . Tente pensar em lugares próximos onde há silêncio e procure-os .

Para obter qualquer coisa , você tem que estar receptivo a ela . Se não ficamos receptivos – abertos – , perdemos muito do significado daquilo que surge em nosso caminho. Simplesmente não o vemos, embora possa Ter aparecido diante dos nossos olhos.

Tente conceber a coisa da seguinte maneira: se você só for ativo, nunca terá o retorno de que tanto precisa para compreender o resultado da sua ação. A essência do aprendizado e saber o que aconteceu como resultado do que você fez. ENTAO, quando voltar ao modo ativo, você estará agindo com base na informação que obteve por estar receptivo. Por Ter aprendido.

A pessoa se enriquece ao ser capaz de receber o que esta disponível: expressões espontâneas da vida, surpresas e coisas novas.

MINHA festa favorita no calendário liturgico e a festa da epifania. E comemorada no inicio de janeiro e assinala o momento em que o menino Jesus foi apresentado aos REIS MAGOS do oriente e, no seu sentido mais amplo, mostrado ou manifestado ao mundo. EPIFANIA e a palavra grega para aparição ou manifestação GOSTO dessa festa porque ela leva a um significado mais amplo: epifanias são todos aqueles momentos grandes ou pequenos em que percebemos algo, obtemos algo pela primeira vez, temos uma visão, vemos algo se manifestar de maneira nunca vista antes ou obtemos uma nova compreensão do que a vida e é de como nos encaixamos nela. Aqueles que estão abertos podem comemorar muitas epifanias durante o ano.

O silêncio vale ouro – era dito para as crianças pelos adultos que queriam paz e tranqüilidade. Agora sabemos o que isso significa. O silêncio também se apresenta de uma forma diferente, mas nem por isso menos valiosa: a ausência de palavras. O romancista inglês George Eliot afirmava: “Abençoado é o homem que, não tendo nada para dizer, se abstém de apresentar verbalmente nesse fato.” No meu consultório de aconselhamento mantenho num, quadro um pequeno lembrete para mim mesmo: “Não dizer nada freqüentemente demonstra um excelente domínio da língua.”

Fique consigo mesmo. Fique quieto. Simplesmente seja. São esses os frutos da solidão e do silêncio que a acompanha.

×